Economia

Mercado de consórcios bate recordes em 2021, aponta Abac

Em 2022, setor espera maior número de consorciados ativos

Por Da Redação
Ás

Mercado de consórcios bate  recordes  em 2021, aponta  Abac

Foto: Agência Brasil

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) mostram que o ano de 2021 foi marcado pela quebra de recordes para o mercado de consórcios. Pela primeira vez, o número de consorciados ativos ultrapassou 8 milhões, crescimento de 6,9% em relação a 2020. Além disso, o setor bateu a marca inédita no acumulado de vendas de janeiro a dezembro do ano passado, atingindo 3,46 milhões de novas cotas, alta de 14,6% sobre o ano anterior. 

De acordo com Márcio Kogut, cofundador da fintech de consórcios Mycon, a alta na taxa de juros é uma das explicações para o aumento na procura pelo mecanismo. “Notamos um aumento bem grande na quantidade de vendas de consórcios nos últimos anos porque esse produto é a porta de acesso a um crédito mais barato. O financiamento está encarecendo cada vez mais, já que a taxa de juros aumentou e há expectativa de que fique ainda mais caro”, explicou o especialista.

Ao projetar os negócios para este ano, o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, afirma que, apesar das turbulências de um ano eleitoral, é possível ter mais um bom resultado. “Enquanto as boas perspectivas apoiam-se no crescente aumento de conhecimento do consumidor sobre educação financeira, a expectativa é de que o planejamento seja incorporado na rotina do brasileiro”, disse. 

"É importante lembrar que, apesar das projeções para 2022 indicarem recuo nos índices inflacionários, ainda assim, teremos patamares relativamente altos de inflação, o que mantém o consumidor mais cauteloso ao adquirir bens e serviços”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário