Falta de chuva no Brasil leva governo acionar plano de contenção para reservatórios
Tema vem ganhando cada vez mais atenção no Palácio do Planalto
Foto: Reprodução/O Petróleo
O Ministério de Minas e Energia avalia que a atual situação dos reservatórios do país, principalmente os reservatórios que ficam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de armazenamento água se trata da maior crise hidrológica dos últimos 91 anos. A crise foi constatada porque o período de setembro do ano passado a abril de 2021, foi marcado pelo menor volume histórico de água nas represas das usinas.
De acordo com as informações do blog de Thiago Nolasco no R7, para enfrentar a seca, o Ministério de Minas e Energia, determinou que sejam acionadas as usinas termelétricas e também a importação de energia da Argentina e do Uruguai e a importação de gás natural da Bolívia.
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ibama, também foram chamados para participar das ações. O plano é simples, poupar água das hidrelétricas com o uso de outras fontes de energia. Ainda de acordo com as informações do blog, dentro do Palácio do Planalto, é crescente a preocupação com o tema.