Falta do uso de passarela na Centenário pode estar associada à presença de moradores de rua no elevado
Pessoas em situação de vulnerabilidade tem se abrigado na passarela da Avenida Centenário

Foto: Farol da Bahia | Gilberto Jr.
Em imagens registradas pela equipe do FAROL DA BAHIA, na Avenida Centenário, em Salvador, é possível ver que pedestres têm evitado transitar pela passarela que liga o passeio da região ao Shopping Barra.
Em algumas situações, algumas pessoas chegam até a atravessar fora da faixa de pedestres que existe no local, colocando em risco a própria segurança e a dos motoristas que transitam pela via.
Associada a essa situação, o FAROL DA BAHIA identificou que moradores de rua têm ocupado a passarela como forma de abrigo e com colchões, o que também pode ser um dos motivos para que os pedestres evitem transitar pelo local.
Responsável pela assistência e fornecimento de serviços para populações em situação de vulnerabilidade, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), da Prefeitura de Salvador, justificou que a disponibilização de serviços e o acolhimento de moradores de rua é feito de forma espontânea e que, desde o início da pandemia até a última sexta-feira (14), já realizou mais de 50 mil abordagens e 2.390 acolhimentos nas unidades da Sempre, distribuídas por diversas localidades da capital baiana.
A Sempre também disse que, devido ao período de pandemia, tem intensificado as ações para a população em situação de vulnerabilidade e que, além dos acolhimentos, disponibilizam 4 mil refeições diárias em cinco pontos de refeições distribuídos estrategicamente pela cidade.