Felipe D'Avila diz que STF viola Constituição nas prisões do 8 de janeiro: ‘Irresponsabilidade’
Ex-candidato à Presidência, no entanto, repudia depredação dos prédios
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O cientista político Luiz Felipe D'Avila, ex-candidato à presidência da República pelo partido Novo, afirmou em entrevista ao portal UOL nesta segunda-feira (14) que o Supremo Tribunal Federal (STF) viola a Constituição nas prisões de manifestantes envolvidos nas invasões às sedes dos três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro deste ano. Ele, no entanto, repudiou a depredação dos prédios e classificou o episódio como "criminoso".
“O jeito pelo qual o Estado brasileiro está fazendo isso é de uma irresponsabilidade absurda. Como você prende 1.500 pessoas sem acusação formal? Isso é um absurdo, é contra o Estado de Direito”, afirmou o ex-presidenciável.
“Não pode prender gente desse jeito e manter essas pessoas presas sem acusação formal. O responsável é o supremo, agindo como colegiado. O supremo é o guardião da constituição, isso é violação do direito pétreo da Constituição brasileira”, completou.
D'Avila também comentou a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre o maior protagonismo econômico e político dos estados do Sul e do Sudeste em resposta aos do Norte e Nordeste. “A fala é completamente correta e o que houve foi uma má-fé inacreditável de desdizer o que ele falou para colocar em outro contexto. Ele não falou em nenhum momento de divisão do Norte e do Sul”, afirmou.