Brasil

Feminicídio cresce no Brasil e aumenta em alguns estados

Dados mostram registro de 1.310 mulheres mortas por violência doméstica em 2019

Por Da Redação
Ás

Feminicídio cresce no Brasil e aumenta em alguns estados

Foto: Reprodução

Consolidação inédita dos dados de 2019 mostra que a estatística do feminicídio trilhou a contramão dos demais crimes violentos e cresceu 7,2% no Brasil, com expansão em alguns estados. A Folha de S. Paulo consultou 27 unidades da federação e obteve informações e dados que comprovam a morte de 1.310 mulheres no ano passado, que foram vítimas de violência doméstica ou pela condição de gênero. 

Em 2018, foram 1.222. Ou seja, de acordo com os registros oficiais, de três a quatro mulheres são assassinadas em média a cada dia no Brasil, na maioria dos casos por companheiros e ex-companheiros.

O feminicídio tornou-se qualificador do homicídio em 2015, elevando a punição de 6 a 20 anos para 12 a 30 anos. Dados referentes a 2019 mostra que houve aumento de mais de 30% nos registros dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Roraima, Amazonas e Amapá.

Em números absolutos, São Paulo (182), Minas Gerais (136), Bahia (101) e Rio Grande do Sul (100) registraram o maior número de casos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário