Fevereiro em Salvador registra volume de chuva três vezes acima da média
Dados do Cemadec apontam mês excepcionalmente chuvoso na capital baiana
Foto: Reprodução
O mês de fevereiro em Salvador se destacou por registrar um volume de chuva que ultrapassou em mais de três vezes a média climatológica esperada, com base nos dados da estação de referência em Ondina.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o período foi excepcionalmente chuvoso na cidade, totalizando 332,5 mm de precipitação. Esse valor representa o maior volume de chuva para o mês desde 2005, há 19 anos.
Os sistemas meteorológicos atuantes em fevereiro foram sistema de baixa pressão (cavado), ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, canal de umidade associado a um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico e Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Além disso, foram verificadas altas temperaturas durante o mês devido à atuação de massa de ar quente e seca.
Os maiores acumulados de chuvas foram registrados pelos pluviômetros de Ondina, Rio Sena, Liberdade - Vila Sabiá, Bom Juá, Sete de Abril, Retiro e Calçada, informam dados do Cemadec.