Fifa condena invasão da Rússia e determina que país jogue sem hino e bandeira
Entidade máxima de futebol determinou ainda que a seleção atue com outro nome
Foto: Kremelin/ Fotos Públicas
Condenando a invasão da Rússia contra a Ucrânia, a Fifa, entidade máxima do futebol, anunciou no domingo (27) as primeiras retaliações ao país, que deverá disputar as Eliminatórias da Copa de 2022 seu reprodução do hino, sem uso de bandeira e com outro nome.
Assim como nos últimos Jogos Olímpicos, o país atuará com outra denominação: 'União Russa de Futebol'. Também foi determinado que nenhuma competição internacional será disputada no território russo. Ou seja, a seleção terá que mandar seus jogos em território neutro e sem espectadores.
A decisão da Fifa, que foi adotada com a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), ocorre após pressão dos pedidos das seleções da Polônia, República Tcheca e Suécia, que resolveram não jogar contra os russos na repescagem da Copa Qatar, como retaliação à guerra declarada contra os ucranianos.
A Fifa também segue as recomendações do COI (Comitê Olímpico Internacional). Medidas ou sanções adicionais, incluindo uma possível exclusão das competições, não estão descartadas no futuro próximo.