Filhos de Lira e de assessor alvo da PF intermediaram negócios na Saúde, diz jornal
Empresas arrecadam cerca de R$ 6,5 milhões em campanhas do Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Câmara Deputados
Os filhos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de seu aliado Luciano Cavalcante, que está sob investigação da Polícia Federal devido a desvios em contratos de kits de robótica, são representantes de empresas de mídia que receberam R$ 6,5 milhões em campanhas publicitárias do Ministério da Saúde, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo.
Arthur Lira Filho, de 23 anos, e Maria Cavalcante, de 25, são sócios da Omnia 360, uma empresa que negocia com agências de publicidade contratadas pelo governo a distribuição de campanhas para veículos de mídia. Segundo o jornal, a empresa do filho do presidente da Câmara recebe uma porcentagem do pagamento feito pelas agências contratadas pelo Ministério da Saúde para essas empresas de mídia.
O valor é acordado entre a Omnia e o veículo de mídia representado. Os clientes da empresa receberam R$ 3,09 milhões por campanhas publicitárias da Saúde em 2021 e mais R$ 3,24 milhões em 2022. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os mesmos veículos receberam R$ 235 mil em 2023.
Além disso, a pasta informou que os pagamentos foram feitos a duas empresas representadas pela Omnia: a OPL Digital recebeu aproximadamente R$ 3,8 milhões, enquanto a RZK Digital recebeu R$ 2,74 milhões.
Em nota, o presidente da Câmara declarou: "Não há nada de errado no desenvolvimento funcional da empresa do meu filho, muito menos ingerência minha em sua atividade empresarial". Já a empresa informou que "é uma representação de veículos de mídia, assim como dezenas de outras que atuam no mercado publicitário em Brasília".