• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fiocruz aponta anticorpos contra o novo coronavírus em cachorro e gato de rua

Fiocruz aponta anticorpos contra o novo coronavírus em cachorro e gato de rua

Cientistas analisaram amostras de 96 animais

Por Da Redação
Ás

Fiocruz aponta anticorpos contra o novo coronavírus em cachorro e gato de rua

Foto: AFP

Um levantamento divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última quinta-feira (29), aponta a presença de anticorpos contra o novo coronavírus em um gato e um cachorro de rua do Rio de Janeiro. Os animais foram expostos ao Sars-CoV-2, desenvolvendo resposta imune contra o vírus. Para realizar o estudo, cientistas analisaram amostras de 96 animais, sendo 49 gatos e 47 cachorros, levados a duas clínicas veterinárias da capital fluminense, entre junho e agosto de 2020.

De acordo com os cientistas, a análise foi feita em animais de estimação que viviam em casas com e sem registros de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e animais de rua recém-acolhidos por ONGs. Os pesquisadores informaram ainda que anticorpos neutralizantes específicos para Sars-CoV-2 foram detectados no soro dos animais de rua, como aponta o estudo. 

As amostras foram analisadas por meio de uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica, conhecida como PRNT90. Além disso, também foram realizados exames de PCR, que detectam o genoma do Sars-CoV-2, apontando a infecção em curso. Neste caso, os testes foram realizados em amostras de swab orofaríngeo e anal. Porém, nenhum animal apresentou resultado positivo. A pesquisa foi publicada na revista científica internacional Plos One e realizada pelos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, em parceria com a Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, e a Clínica Veterinária Animal Help, no Rio de Janeiro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário