Saúde

Fiocruz: crianças representam 15% dos novos casos de Covid-19

Isso reforça a necessidade de vacinação para pequenos de 0 a 4 anos

Por Da Redação
Ás

Fiocruz: crianças representam 15% dos novos casos de Covid-19

Foto: Reprodução/Pixabay

O mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quinta-feira (9), mostra que cerca de 15% dos novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, doença causada pelo coronavírus, são crianças de 0 a 4 anos de idade. Esse percentual, embora menor, fica atrás apenas da incidência em pacientes de 60 a 79 anos e naqueles com 80 anos ou mais, grupos que representam aproximadamente 30% dos casos semanais de SRAG por Covid-19 cada.

“Antes da vacinação da população adulta, essas crianças representavam apenas cerca de 1% dessas internações. Com os adultos mais protegidos pelas vacinas, as crianças pequenas (muitas ainda não estão em dia com a vacina) passaram a ser parte dos grupos etários mais afetados pelos casos graves da doença”, alertou o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomeso. “Por isso, é tão importante vacinarmos nossas crianças pequenas. É algo similar ao que vemos na própria gripe, por exemplo”, concluiu.

O boletim revela um cenário heterogêneo nos estados brasileiros em relação aos casos de Covid-19. Na Bahia, observa-se um aumento nas internações semanais, alinhado ao crescimento já registrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por outro lado, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná apresentam sinais de redução nos diagnósticos semanais. O estudo é referente à Semana Epidemiológica de 29 de outubro a 4 de novembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário