Saúde

Fiocruz inaugura centro para publicar dados de saúde no Brasil

Datacenter conta com informações de mais de 130 milhões de brasileiros

Por Da Redação
Ás

Fiocruz inaugura centro para publicar dados de saúde no Brasil

Foto: Leonardo Oliveira/Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou nesta quinta-feira (9), no Parque Tecnológico da Bahia, o primeiro datacenter para o processamento de dados administrativos e de saúde do Brasil.

Segundo a instituição, a estrutura deve ajudar na realização de alguns dos maiores estudos populacionais do mundo, reunindo informações de mais de 130 milhões de pessoas.

O centro de processamento de dados visa integrar os dados produzidos sobre a saúde da população brasileira, para ampliar a capacidade de análise de dados do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz).

O Cidacs, por sua vez, conta com o maior estudo de saúde populacional do mundo para investigar o impacto de políticas sociais e de saúde na população. O centro utiliza informações de brasileiros pertencentes a famílias com baixa renda.

"O datacenter aumenta nossa capacidade de absorver novos projetos de pesquisa e dá mais agilidade aos projetos em curso”, afirmou o coordenador do Cidacs, Mauricio Barreto, em nota.

Já a vice-coordenadora, Maria Yury Ichihara, afirmou que, com o novo centro, “poderemos vincular novas bases de dados de programas sociais, como o Criança Feliz, o Censo Escolar e a Relação Anual de Informações Sociais e aprofundar a análise de determinantes sociais e impactos de políticas em eventos de saúde em extratos populacionais e eventos raros”.

O datacenter é o primeiro instalado em container no Brasil, que permite que seja deslocado com facilidade, bem como garante seu funcionamento de forma independente. Ele também agrega sistemas computacionais e a estrutura possui gerador de energia próprio - o que permite maior segurança e estabilidade na análise das informações -, assim como sistemas de segurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário