Fiocruz lança aplicativo em libras sobre Covid-19
Ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas surdas a informações sanitárias
Foto: Reprodução/Pixabay
O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nesta semana o aplicativo FioLibras que disponibiliza informações sobre a Covid-19 em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O app está disponível nas plataformas dos sistemas iOS e Android.
A ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas surdas a informações sanitárias. O conteúdo foi elaborado com base em pesquisa realizada com pessoas surdas em que relataram suas principais dúvidas e necessidades sobre informações da doença.
Na fase de pesquisa, a Fiocruz consultou 128 pessoas surdas entre outubro e novembro de 2020. Os resultados mostraram a necessidade de ferramentas de acessibilidade.
Fazem parte do aplicativo 53 vídeos inéditos em Libras, produzidos pelo projeto a partir do conteúdo da seção de perguntas e respostas sobre Covid-19 do Portal Fiocruz. Mais de 200 vídeos com medidas de acessibilidade foram indexados da base Multimídias da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Além disso, foram traduzidos para Libras artigos científicos sobre Covid-19 disponíveis no Repositório Institucional da Fiocruz (Arca), em parceria com o projeto Portal Biociências em Sinais, do Curso de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).