Brasil

FMI estima crescimento do PIB brasileiro para 5,3% em 2021

Projeção de crescimento para 2022, no entanto, caiu 0,7 e agora é de 1,9%

Por Da Redação
Ás

FMI estima crescimento do PIB brasileiro para 5,3% em 2021

Foto: Reprodução

Um relatório da Perspectiva Econômica Global do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado nesta terça-feira (27) mostrou que houve melhora na perspectiva de crescimento do Brasil em 2021, com estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 5,3%, isto é, 1,6 ponto percentual a mais do que era previsto pelo órgão em abril.

Entretanto, para 2022 a projeção de crescimento foi reduzida em 0,7 ponto - caiu para 1,9%.

Segundo o FMI, a melhora do cenário do país para este ano ajudou a elevar a perspectiva de crescimento econômico da América Latina e Caribe para 5,8% em 2021, 1,2 ponto a mais do que em abril. A previsão para a região no ano que vem, por sua vez, melhorou em apenas 0,1 ponto, e ficou em 3,2%.

No relatório, o Fundo citou repercussões positivas para o México da melhora do cenário para os Estados Unidos e termos comerciais em alta expressiva no Brasil, que tem sido favorecido pela alta dos preços das commodities.

Já a perspectiva para o grupo de Mercados Emergentes e em Desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte, passou para 6,3% em 2021 e 5,2% em 2022, ante 6,7% e 5,%, respectivamente, previsto em abril.

O FMI também chamou a atenção para a possibilidade de piora da pandemia e de condições financeiras externas mais apertadas, o que seria um revés grave para a recuperação dos mercados emergentes e em desenvolvimento, levando o crescimento global para abaixo do cenário básico previsto no relatório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário