FMI: Sanções contra a Rússia podem acabar com o domínio do dólar
Medidas abrangentes impostas, incluindo restrições ao seu banco central, incentivam o surgimento de pequenos blocos monetários
Foto: Pexels / Pixabay
A vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, alertou que a guerra entre Ucrânia e Rússia pode fragmentar o sistema financeiro global e acabar com o domínio internacional do dólar.
Segundo a vice-diretora, outras moedas além do dólar americano também podem passar a representar uma parcela maior das reservas externas dos países.
As medidas abrangentes impostas pelos países ocidentais após a invasão da Rússia, incluindo restrições ao seu banco central, podem incentivar o surgimento de pequenos blocos monetários baseados no comércio entre grupos separados de países.
Conforme Gopinath, o maior uso de outras moedas no comércio global levaria a uma maior diversificação dos ativos de reserva mantidos pelos bancos centrais nacionais.
“Os países tendem a acumular reservas nas moedas com as quais negociam com o resto do mundo e nas quais tomam emprestado do resto do mundo, então você pode ver algumas tendências lentas em direção a outras moedas desempenhando um papel maior [em ativos de reserva]”, disse a vice-presidente.
Segundo a representanto do FMI, a guerra também estimula a adoção de finanças digitais, de criptomoedas a stablecoins e moedas digitais do banco central. “Tudo isso receberá ainda mais atenção após os episódios recentes, o que nos leva à questão da regulamentação internacional”, declarou Gopinath. “Existe uma lacuna a ser preenchida", completou.