Foguete chinês entra em queda livre e cai no Oceano Pacífico
Situação afetou mais de 300 voos na Espanha, que emitiu críticas ao governo da China

Foto: Reprodução/CGTN
Um foguete da China perdeu o controle ao entrar na atmosfera e entrou em queda livre e assustou a Espanha, na manhã desta sexta-feira (4).
O tráfego aéreo no país já foi reaberto, e o foguete, nomeado de Longa Marcha-5B YA, se desintegrou ao entrar na atmosfera. A maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.
"Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos na Catalunha e em outras comunidades", anunciou no início da manhã o serviço de emergência da Catalunha, uma das regiões espanholas que tiveram o espaço aéreo fechado.
Por causa do ocorrido, os aeroportos de cidades turísticas como Barcelona, Madri e Ibiza estão entre os que ficaram totalmente fechados.
Segundo a Aena, a agência que administra os aeroportos na Espanha, cerca de 300 voos foram cancelados ou atrasados por conta da interrupção.
O episódio gerou críticas de agências europeias ao governo chinês, que rebateu e alegou que a reentrada de um foguete na atmosfera é uma prática internacional comum.