Foguete com módulo lunar da Nasa decola na Flórida
Lançamento marca o primeiro dos EUA destinado à Lua desde o último dos voos Apollo, da NASA, em 1972.
Foto: Reprodução/Internet
A empresa aeroespacial Astrobotic, de Pitsburgo (EUA), lançou, na madrugada desta segunda-feira (8), a nave especial Peregrine. O lançamento, que ocorreu no Cabo Canaveral, marca o primeiro dos Estados Unidos destinado à Lua desde o último dos voos Apollo, da NASA, em 1972.
A missão foi o voo inaugural do foguete Vulcan, da United Launch Alliance (ULA). Se tudo correr conforme o planejado, Peregrine pousará em uma região de latitude média da Lua chamada Sinus Viscositatis, ou Baía da Aderência, em 23 de fevereiro.
"Trazer os Estados Unidos de volta à superfície da Lua pela primeira vez desde (a missão) Apollo é uma honra importante" disse John Thornton, CEO da Astrobotic, com sede em Pittsburgh.
Segundo a Nasa, o módulo de pouso ajudará a agência a compreender melhor os processos e a evolução planetária, a procurar evidências de água e outros recursos e a apoiar a exploração humana sustentável e de longo prazo.
“O primeiro lançamento do CLPS enviou cargas úteis a caminho da Lua – um salto gigante para a humanidade enquanto nos preparamos para regressar à superfície lunar pela primeira vez em mais de meio século”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
Essas missões são parte do programa Artemis da NASA, cujo objetivo é retornar astronautas à Lua, possivelmente já em 2025. Elas também integram um segundo programa, chamado Commercial Lunar Payload Services (CLPS), no qual a agência espacial investirá US$ 2,6 bilhões (R$ 13 bilhões), ao longo de dez anos, para missões comerciais à Lua.