Brasil

Força Nacional reduziu operações em 40% no primeiro ano de pandemia

Atualmente, o grupo opera em 26 ações ativas

Por Da Redação
Ás

Força Nacional reduziu operações em 40% no primeiro ano de pandemia

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional 11 vezes somente neste ano. Dados oficiais indicam que, em meio à pandemia de Covid-19, as ações ativas da Força Nacional sofreram queda de 40%. Em 2019, o grupo atuou em 75 operações, no ano passado caiu para 45 e, neste ano, o número está em 26. As informações são da Metrópoles.  

Os estados do Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná são os que mais contaram com a atuação do grupo. Os dados são do balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Uma das operações ativas ocorre em Brasília, onde o MJSP prorrogou por mais seis meses o uso da Força Nacional na Penitenciária Federal da capital do país. O local abriga a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC). E essa é a sexta vez que a medida é ampliada.

A Força Nacional foi criada em 2004 e cumpre atividades para preservação da ordem pública, segurança de indivíduos e do patrimônio, além de situações de emergência e calamidade pública. 

Os agentes atuam em fronteiras, presídios, reservas ambientais, áreas indígenas, policiamento ostensivo e em situações de Garantia de Lei e da Ordem (GLO).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário