Força Nacional vai apoiar Funai no Amazonas
Determinação dada pelo ministro da defesa, Sergio Moro, tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogada

Foto: Reprodução / FUNAI
O ministro da Justiça, Sergio Moro, determinou que a Força Nacional seja enviada à terra indígena Vale do Javari, no Amazonas, região onde atuava um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) morto em setembro deste ano e onde base de apoio tem sido alvo de ataques.
A portaria que autoriza o envio das tropas foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, a medida se dá “em apoio” à Funai e “serve para garantir a integridade física e moral dos povos indígenas e dos servidores da Funai”.
A determinação vale a partir desta sexta-feira (6) e tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogada.
Em novembro, a Justiça Federal no Amazonas pediu a União apoio operacional às equipes da Funai que atuam no Vale do Javari, incluindo, se necessário, o apoio de órgãos de segurança como a Polícia Federal, Militar e o Exército.
A decisão judicial determinava que fossem alocados "recursos materiais e orçamentários para garantir o apoio das atividades por no mínimo 6 meses”. A portaria desta quarta, no entanto, não menciona a determinação judicial.
Tal portaria, assinada por Moro inclui a área da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, da Funai, incluindo a base de vigilância de Ituí, principal posto da fundação para proteção de índios isolados do país.