Pisa 2018 revela bullying, indisciplina e solidão nas escolas
Os dados foram divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
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Foto: Reprodução
Os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro das escolas do Brasil ocorrem em percentuais acima da média internacional, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para a OCDE, o ambiente pouco receptivo afeta o desempenho dos estudantes. Os resultados do Pisa 2018 do Brasil apontam que 68% dos estudantes não sabem o básico de matemática; 50,1% apresentam baixo desempenho em leitura e 55,3%, baixo desempenho em ciência.
Para 29% dos estudantes brasileiros que participaram da avaliação, há ofensas nas escolas. Outros 41% dizem perder tempo de aula por causa da indisciplina e 13% relataram se sentir sempre sozinhos durante o período escolar.
O Pisa é uma avaliação mundial com provas de leitura, matemática e ciência.São estes questionários que trazem o diagnóstico das escolas. A mais recente edição, de 2018, foi aplicada a 10.691 alunos de 638 escolas do Brasil.
De acordo com os dados do Pisa 2018:
29% dos estudantes brasileiros relataram terem sofrido bullying. A média da OCDE é de 23%. 41% dos estudantes disseram que há indisciplina nas salas: os professores precisam esperar muito tempo até a sala se acalmar;
No Brasil, eles tiveram 19 pontos a menos em leitura do que os estudantes que não relataram este cenário;
50% dos estudante faltaram a pelo menos um dia de aula e 44% chegaram atrasados na quinzena que antecedeu o Pisa. A média da OCDE é 21% e 48%;
23% dos estudantes no Brasil concordam ou concordam plenamente que se sentem sozinhos na escola. A média da OCDE é 16%;
13% dos estudantes brasileiros afirmam que se sentem sempre tristes na escola.