Forças Armadas pedem ao TSE para divulgar documentos sobre eleições
Cinco ofícios listam considerações e questionamentos enviados pelo general de Divisão do Exército
Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE
O Ministério da Defesa encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (5), um ofício pedindo para serem divulgados todos os questionamentos sobre as eleições deste ano feitos pelas Forças Armadas. O documento foi encaminhado ao presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin.
Ao todo, cinco ofícios listam considerações e questionamentos enviados pelo general de Divisão do Exército, Heber Garcia Portella, integrante da Comissão de Transparência Eleitoral do TSE. A informação foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em transmissão ao vivo nesta quinta (5).
Em 2021, o TSE publicou 700 páginas de respostas aos questionamentos das Forças Armadas sobre o processo eleitoral. Agora, o Ministério da Defesa cobra que seja divulgado um documento enviado em fevereiro deste ano.
De acordo com o presidente, uma auditoria contratada vai averiguar a participação do Exército na organização do pleito, para decidir, considerando os questionamentos, se alguma alteração deverá ser feita para garantir "uma eleição livre de qualquer suspeita".