Fraudes contra clientes de bancos cresceram 165% no 1º semestre de 2021
Alta dos golpes ocorre em um momento de forte transações bancárias pelo celular
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que os golpes contra clientes de bancos cresceram 165% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Conforme a entidade, os golpes mais recorrentes foram os chamados "engenharia social", onde a vítima é manipulada a fazer ações para os criminosos.
Além desse, também há o chamado falso funcionário, que cresceu 62% no primeiro semestre deste ano. Nessa modalidade, o criminoso liga para a vítima e se faz passar por funcionário de uma instituição com a qual a pessoa tem relação. Supostos problemas de segurança, como a conta invadida ou clonada, são informados ao cliente para conseguir dados pessoais e financeiros. Durante a ligação, o criminoso pede ainda que a vítima digite a senha do cartão. Com essas informações, ele pode fazer retiradas de contas da vítima.
As tentativas de golpe do tipo phishing cresceram 26%. E é nessa modalidade de fraude que são enviados e-mails ou mensagens por WhatsApp na tentativa de obter dados ou induzir as pessoas a clicar em páginas falsas de bancos.
O crescimento dos golpes ocorre em um momento de alta das transações bancárias feitas por celular. Segundo a Febraban, os aplicativos para telefone móvel foram usados em 51% das transações em 2020. Em 2016, por exemplo, esse número estava em torno de 28%.