Fux autoriza inquérito para investigar Janones por suspeita de “rachadinha”
Solicitação da investigação foi feita pela vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos
Foto: Renato Araújo/ Câmara dos Deputados
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux autorizou nesta segunda-feira (4) a abertura de inquérito contra o deputado André Janones (Avante-MG) por suspeita da prática de "rachadinha".
A solicitação de investigação foi feita pela vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, para a apuração de supostas práticas dos crimes de associação criminosa, peculato e concussão.
"Verifica-se que os pedidos de diligências formulados pelo Ministério Público Federal se encontram fundamentados nos indícios de suposta prática criminosa revelados até o momento", disse Fux na decisão.
O ministro acrescentou: "Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo detentor de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados".
Janones é acusado por um ex-funcionário de seu gabinete de cobrar parte do salário de servidores para custear despesas pessoais. Em uma das gravações atribuídas a Janones, reveladas pelo portal Metrópoles, o deputado teria pedido aos funcionários uma vaquinha para ser usada nas eleições de 2020. O deputado nega qualquer irregularidade.