Economia

Gasto com alimentos é a principal causa de endividamento do brasileiro

Segundo Serasa, 46% dos endividamentos por cartão dos consumidores são com gastos em produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos

Por Da Redação
Ás

Gasto com alimentos é a principal causa de endividamento do brasileiro

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A principal causa do endividamento dos brasileiros tem sido a compra de mantimentos, segundo levantamento do Serasa, que analisou o perfil e comportamento dos consumidores endividados no país. No mês de outubro, o destaque foi para as contas básicas. A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” revelou que, das dívidas contraídas por conta do cartão de crédito, 59% correspondem a gastos de alimentos em supermercados. Em segundo lugar, a compra de produtos como roupas, calçados, eletrodomésticos, dentre outros, foi responsável por 46% dos endividamentos por cartão dos consumidores no Brasil. Em seguida, aparecem os gastos com remédios ou tratamentos médicos (37%); compras de alimentos por delivery, como Ifood, Rappi, Uber Eats (21%); e transporte/ combustível (21%).

O levantamento mostrou também que 53% dos brasileiros endividados dizem que as contas de luz, água e gás representam a maior parcela do seu orçamento mensal. Dos entrevistados, 83% dizem que já atrasaram o pagamento de outro tipo de obrigação financeira, porque tiveram de priorizar o pagamento de uma conta de consumo de casa.

O estudo identificou também que, para a maioria (82%) das pessoas, o valor dessas contas dentro do orçamento chega a até R$750, quase a metade do salário-mínimo, que atualmente está em R$1.320. Atrasos longos no pagamento de dívidas também são comuns entre boa parte dos brasileiros: 74% dos devedores de contas básicas afirmam ter uma pendência atrasada há pelo menos um ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.