Política

General Augusto Heleno afirma que comparecerá à CPMI do 8 de Janeiro

Heleno nega participação em reuniões sobre golpe de Estado durante governo anterior

Por Da Redação
Ás

General Augusto Heleno afirma que comparecerá à CPMI do 8 de Janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O general da reserva Augusto Heleno afirmou neste domingo (24) que estará presente em seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, agendado para a próxima terça-feira (26). As informações são da CNN.

Heleno foi um dos ministros mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro e uma das vozes mais influentes entre os militares da reserva das Forças Armadas. Indagado pela CNN, ele afirmou que nunca esteve envolvido em reuniões durante o governo anterior que abordassem a possibilidade de um golpe de Estado.

O depoimento do general da reserva foi agendado após o vazamento de trechos da delação do tenente-coronel Mauro Cid. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro declarou à Polícia Federal (PF) que Bolsonaro teria se reunido com as lideranças do Exército, Marinha e Aeronáutica após as eleições de 2022 para discutir detalhes de um suposto plano golpista com o intuito de permanecer no poder.

Esta não será a primeira vez que Heleno prestará esclarecimentos sobre os acontecimentos de 8 de janeiro. Em 1º de junho, o ex-ministro compareceu à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para falar sobre os atos.

Na ocasião, Heleno assegurou que as declarações enquanto era ministro no governo Bolsonaro não tinham cunho golpista e classificou os eventos de 8 de janeiro como "manifestações" e uma "demonstração de insatisfação".

"O termo 'golpe' está sendo utilizado de forma bastante banal", argumentou o general Heleno em seu depoimento. "Acredito que o uso da palavra 'golpe' não é adequado", acrescentou o ex-ministro, enfatizando que "um golpe requer um líder".

Nesta mesma data da audiência de Heleno, está prevista uma sessão deliberativa que precederá o depoimento, com o objetivo de aprovar novos requerimentos que possam convocar outros depoentes e requisitar o envio de documentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.