Geraldo Alckmin devolve estátua de camelo que ganhou da Arábia Saudita
Fernando Haddad também devolveu onça dourada enviada pelo governo saudita
Foto: Cadu Gomes/VPR
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), devolveu ao governo da Arábia Saudita, na segunda-feira (31), uma estátua em forma de camelo recebida como presente.
A assessoria da Vice-Presidência da República, informou que o presente foi devolvido no início da noite, "por vontade e orientação" de Alckmin.
O vice-presidente recebeu a estátua do ministro de investimento da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, durante fórum de negócios de Brasil e o país árabe realizado na segunda, em São Paulo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também decidiu devolver a onça dourada recebida na manhã de segunda-feira à Embaixada do Reino da Arábia Saudita, em Brasília.
Em ofício enviado à embaixada saudita, o chefe de gabinete de Alckmin, Pedro Guerra, explicou que as normas brasileiras impedem o vice-presidente de ficar com o presente.
“Com as necessárias escusas, informamos que normativos nacionais brasileiros impossibilitam a concretização de recebimento de presentes de elevado valor, por autoridades públicas, ainda que utilizadas apenas para demonstração de respeito e da possibilidade de convergência de interesses em ações conjuntas de interesse recíproco”, diz o documento.