Gleisi diz que fim da reeleição é ‘retrocesso para democracia’
Para Presidente do PT, proposta é oportunista
Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz
A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a proposta que visa pôr fim à reeleição presidencial no Brasil. Em publicação nas redes sociais no domingo (17), a petista afirmou que a ideia representa um "retrocesso para a democracia".
“Mesmo que seja para valer só a partir de 2030, a proposta para acabar com a reeleição de presidentes é oportunista e representa um retrocesso na representação democrática da maioria da população”, escreveu a parlamentar.
Hoffmann afirmou ainda que a reeleição teria se tornado um problema depois que candidatos petistas foram reeleitos.“Os poderes da presidência vêm sendo reduzidos e até usurpados pelo Congresso, especialmente na execução do Orçamento, que favorece a reeleição da maioria conservadora, em detrimento dos interesses do país”, escreveu.
Essas críticas surgem após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prometer debater a proposta em 2024, sendo o tema retomado durante uma reunião de líderes partidários na última semana. Pacheco já havia expressado seu apoio ao debate publicamente em outubro.