GLO em portos e aeroportos pode ser prorrogado ainda nesta semana pelo Governo
Decreto que prevê a atuação de militares em parceria com PF, PRF, RF e Força Nacional está em vigor até a sexta-feira (3)
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Governo federal deve decidir se vai prorrogar a autorização para a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos nesta quinta-feira (2). A medida permite que militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica tenham ações no combate ao tráfico de drogas e de armas nestes locais.
A autorização foi concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em novembro de 2023. Já o decreto prevê a atuação das Forças Armadas em parceria com Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Força Nacional e está em vigor até esta sexta-feira (3).
As atuações mais recentes foram nos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, nas Baías de Guanabara e de Sepetiba, na área brasileira do Lago de Itaipu, no Porto de Santos e seus acessos marítimos, e nos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos.
Os valores gastos com a GLO em três meses foram em torno de R$ 200 milhões, de acordo com o ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, que estava à frente da pasta na época. Em quase seis meses, a operação prendeu 2.841 pessoas e apreendeu 274 armas, sendo 30 fuzis e dez granadas, 144 toneladas de drogas e 31 mil bens que somam R$ 115 milhões.