GM inicia vendas do Tracker em todo o país sem evento de lançamento
SUV compacto chega sob nova plataforma, motores e preço alinhado ao dos concorrentes
A Chevrolet inicia hoje em todo o país as vendas do novo SUV Tracker. Fabricado no Brasil, a novidade chega em uma semana de forte impacto devido à pandemia do coronavírus. A GM decidiu suspender o evento de lançamento e fará uma apresentação virtual à imprensa na próxima quarta, 18. Este é um dos sete lançamentos previstos para 2020 e certamente será o de maior volume. A GM quer acelerar as vendas neste segmento hoje dominado pelo Jeep Renegade, de tradicionais competidores como o Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks e Hyundai Creta. O novo Chevrolet Tracker chega em cinco versões usando motor 1.0 e o inédito 1.2 turbo com preços a partir de R$ 82 mil.
Como SUV compacto, o Tracker segue o estilo já visto no Onix com grade hexagonal, detalhes cromados e farois afilados, lateral com linha ascendente e contornos nas caixas de roda seguindo a tendência de design fluído usada nos carros atuais da General Motors. Na traseira há lanternas afiladas e um desenho mais tradicional.
A principal novidade está no motor 1.2 turbo de três cilindros capaz de gerar 133cv e 21,4kgfm de torque a 2.000rpm com etanol e 132cv com 19,4kgfm a 2.000 com gasolina no tanque. O motor está disponível apenas com o câmbio automático de seis marchas enquanto o conhecido 1.0 turbo de 116cv está disponível também com câmbio manual de seis marchas. Haverá também uma versão PCD por R$ 70 mil com motor 1.0 e câmbio automático além de uma oferta reduzida de itens de série.
Com preço alinhado ao dos concorrentes a versão de entrada com câmbio manual (R$ 82.000) é denominada "Turbo" e tem seis airbags, alarme, controle de tração e estabilidade, computador de bordo, multimídia de 8 polegadas com sistema MyLink entre outros itens (abaixo estão os conteúdos de cada versão, segundo o site da GM). A versão mais em conta com câmbio automático será a de R$ 89,9 mil que traz apenas detalhes estéticos cromados e em preto brilhante além de partida por botão e chave presencial. Bem parecida é a versão básica com motor 1.2 turbo que custa R$ 90,5 mil. Mais distante por R$ 99 mil está a versão LTZ 1.2 que traz itens como bancos em tecido e couro, alerta de ponto cego, câmera de ré, rodas e pneus aro 17 e sensor de chuva. A versão mais cara, denominada 1.2 Premier, custa R$ 112 mil, e incorpora ar condicionado automático, carregador de celular por indução, retrovisor interno fotocrômico, teto solar elétrico, aviso e frenagem autônoma de emergência e estacionamento automático.
De série é o sistema de internet 4G wi-fi com pacotes a partir de R$ 29,9 mensais com franquia de 2Gb, mas há opções com maior pacote de dados.
Disputa
O Tracker quer ocupar uma das primeiras colocações neste segmento disputado. Há três anos o modelo mais vendido do segmento é o Jeep Renegade que custa menos que o Tracker além do recém remodelado Renault Duster que também tem versões automáticas por menos de R$ 80 mil assim como Caoa-Chery Tiggo 2, o mais barato dos três. Outros concorrentes como Hyundai Creta, Nissan Kicks e Ford Ecosport tem preços equivalentes. Crescendo bastante, o Volkswagen T-Cross, assim como o Peugeot 2008 e Citroen C4 Cactus (estes dois contam com motor 1.6 aspirado mais em conta), devem enfrentar o Chevrolet em disputado nicho de mercado. No entanto, considerando só a lista de itens de série, o Chevrolet já é mais equipado que seus concorrentes e um pouco mais em conta.
Preços e itens de série
- Chevrolet Tracker 1.0 Turbo MT (R$ 82.000) traz como itens de série 6 airbags, alarme, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, faróis e lanterna de neblina, indicador de vida útil do óleo, luz de condução diurna, regulagem de altura dos faróis, fixação de cadeiras infantis Isofix e Top Tether, ABS, maçanetas e rack do teto em preto, maçanetas internas em prata, rodas de 16" em alumínio, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo com informações de viagem, veículo e consumo, direção elétrica, espelhos retrovisores externos elétricos em preto, câmbio manual de 6 marchas, travas elétricas, vidros elétricos com acionamento tipo um toque e antiesmagamento, cobertura do porta-malas, banco traseiro bipartido, sistema multimídia MyLink com tela de 8" com espelhamento de smartphones por Apple CarPlay e Android Auto, USB para o banco traseiro, painel de instrumentos com tela de 3,5", volante com comandos de som, OnStar e conexão 4G a bordo;
- Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT (R$ 89.900): Turbo MT + câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais, grade frontal com detalhes cromados, espelhos e maçanetas externos na cor do carro, rack do teto em prata, câmera de ré, piloto automático, abertura de portas com chave presencial, partida por botão e start-stop;
- Chevrolet Tracker 1.2 Turbo AT (R$ 90.500) adiciona motor 1.2 turbo, câmbio automático de 6 marchas, start-stop e piloto automático;
- Chevrolet Tracker LTZ 1.2 Turbo AT (R$ 99.900): 1.2 Turbo AT + grade frontal cromada, maçanetas e retrovisores na cor do carro, rack do teto em prata, câmera de ré, abertura de portas com chave presencial, partida por botão, alerta de ponto-cego, rodas de 17", sensor de luz, sensor de chuva, volante esportivo em couro com comandos de som e bancos em tecido e couro;
- Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo AT (R$ 112.000): LTZ + painel de instrumentos com tela de 3,5" colorida, alerta de colisão frontal, faróis em LED, lanternas em LED, friso cromado nas janelas, maçanetas internas cromadas, ar-condicionado automático, carregador de smartphones por indução, sistema de estacionamento automático, espelho retrovisor interno fotocrômico, teto-solar elétrico, frenagem automática em baixa velocidade e bancos em couro.
- Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT (PCD) (R$ 70.000): Turbo LT 1.0 Turbo, mas com 12 meses de garantia e pacote promocional por tempo limitado com as rodas de 16", rack de teto, maçanetas na cor do carro e cobertura do porta-malas.