• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • 'Golpe do Pix': dois suspeitos de envolvimento no esquema tiveram prisão preventiva decretada
Bahia

'Golpe do Pix': dois suspeitos de envolvimento no esquema tiveram prisão preventiva decretada

Ação envolve o desvio de doações destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade

Por Da Redação
Ás

Atualizado
'Golpe do Pix': dois suspeitos de envolvimento no esquema tiveram prisão preventiva decretada

Foto: Divulgação/TJ-BA

Dois suspeitos de envolvimento no esquema de desvio de doações destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, arrecadadas através do telejornal Balanço Geral, da TV Record Bahia, tiveram a prisão preventiva decretada na quarta-feira (18). Os acusados, Carlos Eduardo do Sacramento Marques Santiago de Jesus e Thais Pacheco da Costa, atuavam como operadores no esquema conhecido como "Golpe do Pix".

A decisão foi assinada pelo juiz Cidval Santos Sousa Filho, da Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o apresentador Marcelo Castro e o editor-chefe Jamerson Oliveira eram apontados como líderes do grupo, mas não tiveram prisões decretadas.

O juiz justificou o mandado de prisão contra Carlos Eduardo e Thais devido à "periculosidade" dos acusados e ao entendimento de que "a fuga do distrito da culpa é fundamento válido à segregação cautelar".

Ao todo, 12 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por crimes como associação criminosa, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, o grupo teria desviado R$ 407.143,78, o equivalente a 75% dos R$ 543.089,66 arrecadados em doações feitas pela audiência do programa.

A suspeita de irregularidades veio à tona em março de 2023 após uma denúncia informal à Record. A emissora iniciou uma investigação interna, identificou casos semelhantes, acionou a Polícia Civil e demitiu os profissionais envolvidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário