Golpista se passa por filho de vítima e pede ajuda no pagamento de fatura
Homem chegou a dizer que estava sem acesso ao banco e que depois devolveria o valor para a "mãe"
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Um velho golpe no WhatsApp tem ressurgido no aplicativo mensageiro na tentativa de extorquir usuários que se deixam levar pela história. Uma leitora do Farol da Bahia entrou em contato com a redação para denunciar um número fraudulento que teria se passado pelo filho dela.
"Bom dia, anota esse meu número novo. Meu telefone caiu e danificou a tela. Deixei na assistência técnica, quando puder manda mensagem", essa foi a mensagem enviada pelo criminoso, que se passou por filho da leitora com o objetivo de receber dinheiro dela.
De acordo com as mensagens trocadas pelo WhatsApp, o suspeito chegou a dizer que tentou logar o e-mail no telefone, mas que os contatos e fotos não ficaram salvos.
Em seguida, ele pediu que a "mãe" realizasse um pagamento por ele, com a justificativa de que estava com problema em instalar o aplicativo do banco no aparelho.
A mulher alimentou a conversa para saber até onde ia a tentativa de golpe, que utilizava o DDD 75, de Feira de Santana. Mas logo em seguida bloqueou o contato.
"Depois que eu bloqueei ele, ele já mudou a foto de novo. Quando ele falava comigo, aparecia a foto do meu filho, uma do Instagram que ele tem de gravata e colete de terno", disse a leitora.
Como se previnir de golpes no WhatsApp
Nesse golpe es específico, os criminosos conseguem ackear listas de contatos das vítimas em aplicativos online ou roubam dados públicos em perfis de mídias sociais. A partir disso, eles criam uma conta de WhatsApp e na sequência entram em contato com amigos e familiares para avisar que trocou de número e extorquir as vítimas, segundo o Serasa.
Uma das formas de impedir que o seu perfil de WhatsApp seja duplicado é configurar a privacidade para que apenas os seus contatos possam enxergar as informações de perfil e a sua foto.
Também é importante que a vítima bloqueie o número e o denuncie ao WhatsApp, além de comunicar ao aplicativo por e-mail: support@whatsapp.com para solicitar a desativação da conta.