Google terá alertas de inundações ribeirinhas no Brasil
Divulgação de informações será possível com parceria do Serviço Geológico do Brasil
Foto: Reprodução
Uma parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), vai possibilitar a emissão de alertas de inundações ribeirinhas no Brasil. O indicador combina dados com os níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite. Nos próximos meses, a cobertura de alertas e previsão deverá ser expandida para outras regiões.
Ao navegar pelo Google Maps, realizar pesquisas na busca ou acessar a nova plataforma de enchentes FloodHub, os usuários receberão alertas e previsões sobre as condições dos rios.
No entanto, é importante pontuar que as cheias rápidas não farão parte do sistema. Serão disponibilizadas apenas informações de cheias graduais, sobre as quais é possível enviar dados, por exemplo, de quanto a água deve subir em determinado período, permitindo deslocamentos.
A tecnologia já é utilizada em outros países, como Índia e Bangladesh, e agora, além do Brasil, estará disponível na Colômbia, no Sri Lanka e em 15 países africanos, como Chade, Nigéria, República do Congo e África do Sul.