Governador anuncia que a Bahia chegou ao maior número de pacientes internados com Covid-19 nas UTIs
Diversos hospitais do estado estão com 100% de ocupação nos leitos
Foto: Gilberto Júnior / Farol da Bahia
O governador Rui Costa declarou nesta sexta-feira (19), em entrevista a rádio BandNews, que a Bahia chegou ao maior número de pacientes internados com a Covid-19 nas Unidade de terapia intensiva (UTI) adulto desde o início da pandemia, em março de 2020. Com o aumento no número de leitos, 13 das 24 cidades com UTIs já possuem taxas de ocupação de pelo menos 80%, considerado pelas autoridades locais como estado de alerta.
Segundo o governador, 864 pessoas estão internadas na UTI adulto, do total de 1.078, o que representa 80% da ocupação. O pior já registrado aconteceu em 2 de agosto, quando 857 pessoas estavam internadas. O Governo da Bahia publicou, nesta quinta (18), decreto que determina toque de recolher das 22h às 5h, começando também nesta sexta (19), com o objetivo de evitar o colapso no sistema de saúde. A restrição vale por sete dias.
“Hoje alcançamos, infelizmente, a maior marca de pacientes em leitos de SUS. São 864 pacientes neste momento ocupando UTI's. Também temos o esgotamento da rede privada", afirmou Rui, que ainda disse que a situação caminha para um cenário crítico, com 17 mil casos ativos.
Nesta quinta, Rui afirmou que diversos hospitais do estado estão com 100% de ocupação e que o momento é muito grave. "Todos [os prefeitos] estão se sentindo pressionados também porque nós estamos com mais de 10 hospitais estaduais com 100% de lotação. Os dois maiores hospitais de Covid-19 no estado estão com 100% de lotação. Portanto, nós estamos chegando perto do limite máximo de oferta de leitos, e evidentemente que torna necessário essa medida [toque de recolher] ", explicou o governador em entrevista à GloboNews.
Boletim epidemiológico aponta que a Bahia registra 16.287 pessoas ativas infectadas com o coronavírus. Já o número total de mortes é de 10.995.