Governador da Bahia demonstra interesse em construção do VLT do Subúrbio ser por recursos do PAC
Segundo ele, com os recursos públicos as obras seriam logo adiantadas
Foto: Divulgação/Farol da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou, nesta quarta-feira (11), o seu desejo para que as obras do VLT do Subúrbio, em Salvador, fossem realizada através dos recursos públicos, por meio do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e depois realizar uma concessão através do PPP [Parceria Público-Privada].
"Nós estamos nessas últimas horas fechando os últimos detalhes. Como nós vamos ter recursos do governo federal, o PAC, vamos ter que dialogar com a Casa Civil. O meu interesse neste momento era uma obra pública, para adiantar logo o lado e depois a gente fazer a concessão com o PPP. Mas estou ponderando", destacou à imprensa após a assinatura da Bahiagás com a GNLink para ampliar o fornecimento de gás natural na Bahia.
O petista destacou que espera ter novidades em breve e prometeu trabalhar para que a população do Subúrbio tenha mobilidade garantida o quanto antes.
"Eu espero que essa semana tenhamos novidades. Uma coisa eu garanto, eu vou trabalhar para que o Subúrbio, que é um trecho que a gente já tinha esse comprometimento, tenha de imediato uma mobilidade garantida, com preço bom e com qualidade", concluiu.
Desativação dos trens
Os trens do Subúrbio da capital baiana foram desativados em 2021. Na época, a expectativa era que um trecho do VLT estivesse funcionando este ano, o que ainda não aconteceu. Dos iniciais R$ 1,5 bilhões para conclusão do transporte, o valor atual é de R$ 5,2 bilhões, um aumento de 246%.
Em agosto, o governo estadual rescindiu o contrato com a concessionária responsável pela implantação do VLT, a Skyrail.
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