Governo abre licitação para construir ponte entre Brasil e Bolívia
Construção deve ser concluída em três anos e deseja fortalecer o desenvolvimentos dos dois países
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O governo federal abre nesta terça-feira (14), um edital para a construção de ponte sobre o rio Mamoré, entre o Brasil e a Bolívia. A obra vai ligar as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayeremerín, na Bolívia, e deve ser concluída em três anos. A proposta foi aprovada pela comissão binacional dos países vizinhos e pretende fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das duas regiões, principalmente nas cidades fronteiriças.
A obra deseja criar uma travessia com 1,22 quilômetro, além da instalação de um complexo de fronteira com 9,2 metros² e 3,7 quilômetros de pistas de acesso. O lançamento do edital será feito na sede do Ministério dos Transportes e terá a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha. Representantes da Embaixada da Bolívia no Brasil e do Brasil em La Paz participarão por videoconferência.
A carteira de projetos deve contar com cerca de 2.000 obras, com verbas do Orçamento da União e recursos via concessões e parcerias público-privadas. Nesta segunda-feira (13), a Casa Civil começou a analisar os projetos enviados pelos governos estaduais e municipais para aprovar as verbas da primeira etapa da iniciativa.