Governo analisa linha de crédito para implantação de TV 3.0
Modelo deve ser implementado em 2025
Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações
Juscelino Filho, ministro das Comunicações, declarou nesta quarta-feira (3), que o governo está analisando linhas de crédito subsidiadas para as emissoras de TV aberta se adaptarem à implantação da tecnologia de TV 3.0 no Brasil.
“Não é uma simples virada de chave. É um processo que vai carecer de muito investimento do setor. Vamos estar lado a lado do setor buscando construir mecanismos, dialogando com os bancos públicos, vendo se de alguma forma nós conseguimos linhas de crédito ou alguma forma de ajudar o setor para que acelere a implementação”, afirmou.
A declaração foi dada durante evento de apresentação da tecnologia, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília. Estiveram presentes o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, e representantes de entidades e empresas do setor.
A TV 3.0
A evolução da “TV 3.0” (ou “TV do Futuro”) está na integração da televisão aberta digital com a internet.
O governo pretende começar a implementar a TV 3.0 em 2025. A meta do Ministério das Comunicações é definir qual será a tecnologia usada até 31 de dezembro de 2024.
O novo sistema promete mais qualidade de som e imagem e conectividade dos canais de TV aberta com a internet. A ideia, segundo o ministério, é disponibilizar o conteúdo ao vivo e por demanda, através de aplicativos.