• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Governo brasileiro diz que 'acompanha com atenção' o resultado das eleições na Venezuela

Governo brasileiro diz que 'acompanha com atenção' o resultado das eleições na Venezuela

Venezuelanos foram às urnas neste domingo (28)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Governo brasileiro diz que 'acompanha com atenção' o resultado das eleições na Venezuela

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo brasileiro declarou, por meio do Ministério das Relações Exteriores, que acompanha atentamente a apuração das eleições presidenciais na Venezuela e aguarda a divulgação de informações mais detalhadas. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano informou que Nicolás Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, enquanto a oposição alega que Edmundo González venceu com 70%.

A comunidade internacional está dividida quanto aos resultados. Alguns países questionam a legitimidade da votação e outros apoiam a vitória de Maduro. O Itamaraty saudou o caráter pacífico da eleição, mas destacou a importância da publicação de "dados desagregados" pelo CNE para garantir a transparência e a credibilidade do processo eleitoral.

"O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração. Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados. Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito", diz a nota do Itamaraty. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se pronunciou sobre o tema, enquanto seu assessor internacional, Celso Amorim, reforçou a necessidade de transparência e a obtenção de informações completas antes de qualquer posicionamento definitivo do Brasil.

O resultado total das urnas não havia sido divulgado até a manhã desta segunda-feira (29), com apenas 80% dos votos apurados devido a um ataque ao sistema de transmissão de dados, segundo o CNE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário