Governo da Bahia entrega 36 softwares capazes de extrair dados de celulares para investigações
Jerônimo Rodrigues destacou que equipamento não será usado para fins políticos
Foto: Farol da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou na manhã desta quarta-feira (20), durante cerimônia no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador, 36 softwares capazes de realizar perícias em celulares e extrair dados dos aparelhos para investigações.
Os softwares, conhecidos como Cellebrite, são fornecidos para uso de autoridades policiais e têm capacidade técnica para desbloquear diversos celulares. Ao reiterar o compromisso com os direitos humanos, o governador destacou que a ferramenta não será utilizada para chantagear pessoas, tampouco para fins políticos.
“Do rigor e firmeza da segurança pública, não abro mão. Com todo respeito aos direitos humanos, um aparelho desse não será usado para fazer chantagem com ninguém. Isso daqui é para serviço de segurança pública. No passado, já vivemos isso. Pessoas tinham esse equipamento para fazer chantagem com as pessoas, principalmente com a oposição. A determinação sempre foi clara: a segurança pública não será utilizada para fazer política partidária”, afirmou o petista.
Jerônimo também ressaltou que os 36 equipamentos serão distribuídos pelas principais cidades da Bahia. Entre as mencionadas pelo governador estão: Juazeiro, Irecê, Barreiras, Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.