• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo estuda ampliar desconto na tarifa social de energia elétrica para famílias de baixa renda

Governo estuda ampliar desconto na tarifa social de energia elétrica para famílias de baixa renda

Proposta do presidente Lula busca beneficiar mais de 21 milhões de famílias e combater a desigualdade energética no país

Por Da Redação
Ás

Governo estuda ampliar desconto na tarifa social de energia elétrica para famílias de baixa renda

Foto: agência brasil

O governo está considerando a possibilidade de aumentar o desconto oferecido pela tarifa social de energia elétrica, com o objetivo de beneficiar as famílias de baixa renda. Atualmente, o desconto varia de acordo com o consumo, chegando a 65% para residências que utilizam até 30 kWh e 100% para indígenas e quilombolas com consumo de 0 a 50 kWh. Um projeto de lei está em estudo para ampliar esses benefícios, visando promover maior equidade no acesso à energia elétrica. 

Para ter direito à tarifa social, é necessário cumprir certos requisitos, como ter renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo. Essa iniciativa visa ajudar as famílias de baixa renda a reduzirem suas contas de luz, aliviando o impacto financeiro e promovendo inclusão social.

O custeio do desconto é realizado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por determinar as cotas que as distribuidoras de energia elétrica devem pagar, repassando esse valor para as tarifas dos consumidores. Em 2022, mais de R$ 4 bilhões foram concedidos em subsídios, demonstrando o compromisso em garantir o acesso à energia elétrica de forma mais acessível para as famílias de baixa renda. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário