Governo federal anuncia R$ 1 bilhão para municípios combater estragos da chuva
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou cidades atingidas pelas fortes chuvas em Minas Gerais
Foto: Reprodução / Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30) que o governo federal vai liberar R$ 1 bilhão para toda Região Sudeste. A verba será destinada a municípios que sofrem com as fortes chuvas nos últimos dias, principalmente nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Bolsonaro anunciou a medida depois de sobrevoar seis cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a capital mineira. Depois, o presidente se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sete ministros, seis prefeitos, deputados e outras autoridades de nível municipal e estadual.
“Estamos trabalhando ombro a ombro para buscar mitigar os problemas ocorridos com essa catástrofe que aconteceu nos últimos dias”, afirmou o presidente. Foi a primeira vez que ele falou publicamente sobre a tragédia, que deixa rastros há quase uma semana em MG.
Para a liberação do dinheiro anunciado, municípios terão que apresentar demandas para o ministério de Desenvolvimento Regional, para que sejam analisadas.
Bolsonaro foi acompanhado por ministros das pastas de Defesa, Infraestrutura, Cidadania, Saúde, Turismo, Desenvolvimento Regional, Secretaria de Governo e (GSI) Gabinete de Segurança Institucional, segundo o Planalto.
Até o momento, 101 cidades mineiras entraram no decreto estadual de situação de emergência e cinco decretaram estado de calamidade pública.