Governo federal assina 20 acordos comerciais entre empresas e entes públicos em viagem à China
Entre os acordos, está uma parceria entre a Eletrobras e State Grid
Foto: Beto Barata/PR
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (14) a assinatura de 20 acordos comerciais entre empresas e entes públicos durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático, onde ele se encontrou com o líder Xi Jinping.
Além dessas negociações entre empresas, Lula e Xi Jinping também assinaram 15 acordos envolvendo os dois governos.
Três dos acordos envolvem empresas do grupo JBS. A marca Seara acertou a compra de 280 caminhões elétricos da JAC Motors, que serão utilizados na distribuição local de produtos no Brasil.
Já a marca Friboi fechou acordo para utilizar estrutura de distribuição de produtos da WHG na China. E, por fim, a própria JBS firmou parceria com o Banco da China para crédito para exportação, com prazo de até quatro anos.
Ambos países também firmaram acordo no setor de energia, no qual a Eletrobras e State Grid fecharam parceria para um projeto de revitalização do sistema de transmissão da hidrelétrica de Itaipu.
Já a SPIC, gigante chinesa com forte atuação em energias renováveis, assinou um memorando com a Prumo Logística para avaliar a viabilidade financeira e técnica de projetos de energia renovável (eólica offshore, solar, hidrogênio “azul”, a partir de gás natural; e “verde”, de fonte renovável) no Porto do Açu (RJ).
No setor de infraestrutura, a Odebrecht, Power China e Sete Partners firmaram parceria para trazer soluções conjuntas a projetos da área no Brasil.