Brasil

Governo Federal autoriza realização de novos concursos públicos

Serão mais de 4 mil vagas distribuídas em 20 ministérios

Por Da Redação
Ás

Governo Federal autoriza realização de novos concursos públicos

Foto: Reprodução

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira (16), a autorização para a realização de concursos públicos no governo federal. Serão abertas 4.436 vagas para preenchimento nos quadros de 20 ministérios. A publicação das vagas está prevista em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta, com um impacto orçamentário anual estimado em R$ 735 milhões.

Dentre os ministérios e órgãos contemplados, destacam-se o Ministério da Agricultura e Pecuária, que terá 440 vagas, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com 742 vagas, e o Ministério da Educação, com 220 vagas. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores terá 100 vagas, o Ministério da Saúde contará com 220 vagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá 300 vagas disponíveis.

A decisão de abrir novas vagas levou em consideração diversos critérios estabelecidos pelo governo. Entre eles estão o tempo decorrido desde o último edital de concurso público, a proporção entre o número de vagas e o de cargos aprovados no órgão, além da proporção de aposentadorias previstas nos próximos cinco anos em relação ao total de vagas ocupadas, as perdas identificadas com base na ocupação máxima e a análise da estrutura do órgão, levando em conta eventuais mudanças relevantes ou ampliação de atribuições. Também foram considerados o nível de impacto imediato dos serviços para a população e a importância do órgão para as políticas prioritárias do governo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.