• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Governo federal deve aplicar taxa de 17% sobre produtos importados, semelhante ao usado por estados
Bahia

Governo federal deve aplicar taxa de 17% sobre produtos importados, semelhante ao usado por estados

União deverá aplicar mesma alíquota da taxa já cobrada pelos estados, via ICMS

Por Da Redação
Ás

Governo federal deve aplicar taxa de 17% sobre produtos importados, semelhante ao usado por estados

Foto: Foto: divulgação

O governo federal passará a aplicar uma taxa de 17% sobre produtos importados de varejistas estrangeiras, como Shopee e Shein. A taxa é semelhante à utilizada por alguns estados. Essa adição se juntará aos 17% de ICMS já cobrado ao consumidor, totalizando 34% segundo estudo do Ministério da Fazenda. As informações são do coluna do Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Segundo o colunista, o gabinete do ministro Fernando Haddad discutiu a alíquota com representantes da chinesa Shein. Durante as negociações, o time do ministro destacou que essa alíquota seria significativamente mais baixa do que a sugerida por especialistas da Receita Federal, a qual excede 60%. 

Fontes afirmaram a Capelli que a Shein concordou com a proposta. Para determinar essa alíquota, o Ministério da Fazenda também consultou o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Conforme divulgado na quinta-feira (10), Haddad informou aos parlamentares que a Fazenda planeja eliminar a isenção de até US$ 50 para compras do exterior.

A cobrança de 17% de ICMS entrou em vigor nacionalmente após a decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), presidido pelo ministro da Fazenda. A implementação dos outros 17% de imposto federal ainda não tem data definida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.