Governo Federal deve desbloquear mais R$ 7,3 bi após ganhos com petróleo
Ganhos foram resultados do leilão de blocos exploratórios de petróleo e gás na 16ª rodada de concessão

Foto: Marcos Corrêa/PR/Reprodução
O Governo Federal deverá desbloquear mais de R$ 7,3 bilhões em gastos discricionários do Orçamento após a edição de um relatório extemporâneo de receitas e despesas, afirmou nesta segunda-feira (14), fonte da equipe econômica. Na semana passada, a Reuters informou que o governo iria publicar relatório no qual incluiria tanto os recursos do leilão de petróleo realizado na última quinta-feira quanto os da cessão onerosa.
Segundo a reportagem, o governo brasileiro levantou 8,9 bilhões de reais em leilão de blocos exploratórios de petróleo e gás na 16ª rodada de concessão. O valor superou, sozinho, os 8,3 bilhões de reais que o time econômico previa arrecadar com este certame e com o leilão da sexta rodada de partilha, que será realizado em novembro e cujas receitas ainda não entrarão no relatório extemporâneo.
No caso do megaleilão do excedente de petróleo da cessão onerosa, o objetivo de incluí-lo no relatório de receitas e despesas é dar amparo para que o governo envie ao Congresso projetos de lei para pagamentos relativos à cessão onerosa à Petrobras e a Estados e municípios. Os recursos esperados com o leilão da cessão não serão ainda considerados para desbloqueio de mais despesas no Orçamento.