Governo Federal lança programa para capacitação profissional de desempregados
Medida visa beneficiar jovens entre 18 e 29 anos e pessoas acima de 50 anos

Foto: Reprodução/ Estevam Costa/PR
O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (28), o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário que tem o objetivo de ofertar cursos de capacitação profissional, bolsa qualificação e oferecer vagas para atividades de interesse público nos municípios.
A medida visa beneficiar os jovens com idades entre 18 e 29 anos, além de pessoas com mais de 50 anos, que estão desempregadas há mais de dois anos.
O programa é executado pelo Ministério do Trabalho e Previdência e tem duração até o final deste ano. As prefeituras irão receber o público-alvo para trabalhar e será paga uma bolsa no valor de meio salário mínimo, vale-transporte e seguro de acidentes pessoais.
Ao todo, são disponibilizados mais de 200 cursos de qualificação. A meta principal é inserir os jovens no mercado de trabalho, aumentar a empregabilidade para quem tem mais idade e amenizar os impactos sociais da crise causada pela Covid-19 na área do emprego.
Caso seja contratado, o trabalhador deverá participar, ao longo do ano, de pelo menos dois cursos de capacitação ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes no município e em sua região.
A adesão dos municípios ao Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é facultativa.