Governo Federal libera Disque 100 para pedidos de socorros de regiões atingidas por enchentes na Bahia
Ferramenta pode ser utilizada para informar necessidade de resgate ou de assistência material
Foto: Isác Nóbrega/PR
Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), nesta segunda-feira (27), está disponível desde o início do mês um canal no Disque 100, exclusivo para pedidos de socorros de municípios impactados pelas chuvas no sul da Bahia.
Na ferramenta, é possível informar a necessidade de resgate ou assistência material por famílias desassistidas e em situação de vulnerabilidade.
“A presença da Ouvidoria passa a ser fundamental em momentos como esse, nos quais muitas pessoas ficam desassistidas e vulneráveis a situações de violência e violações de direitos humanos. Abrir um canal exclusivo para que as pessoas possam pedir socorro faz parte da nossa estratégia para proteger as pessoas nas regiões atingidas”, explica o ouvidor nacional, Fernando César Ferreira
O canal exclusivo do Disque 100 funciona 24 horas, para recebimento, análise e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos. Além disso, os registros de ocorrências podem ser feitos por ligação telefônica, site, aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram e WhatsApp.