Brasil

Governo lança plano nacional de vacinação contra Covid-19

Ao defender demora de apresentação, Pazuello afirmou que Brasil está no 'momento certo'

Por Da Redação
Ás

Governo lança plano nacional de vacinação contra Covid-19

Foto: Carolina Antunes/PR

O governo federal realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma cerimônia, no Palácio do Planalto, para lançar oficialmente o Plano de Operacionalização da vacina contra a covid-19.

Na cerimônia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que "números [da pandemia] são realmente muito duros". De toda forma, ele destacou que a recuperação de seis milhões de pessoas é motivo de orgulho, parabenizou os profissionais de saúde que estão atendendo aos infectados e se solidarizou com famílias que perderam entes para a infecção.

"Estamos no caminho certo e no momento certo", falou em resposta a questionamentos sobre a demora para apresentação do Plano, uma vez que diversos países já começaram a imunização contra o novo coronavírus. Pazuello ainda disse que não há motivo para os brasileiros terem ansiedade ou angústia em relação à vacinação e destacou que o Brasil é referência na América Latina quanto à  vacinação e ao Sistema Único de Saúde (SUS), que possibilita imunização gratuita e de forma "igualitária e proporcional" de  toda população.

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou que a vacinação será gratuita e voluntária a todos os brasileiros e, sem citar nomes, colocou que se alguém exagerou foi no afã de buscar a solução. O presidente ainda garantiu que o imunizante virá do laboratório que se encaixar nos critérios de segurança e efetividade da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O mesmo foi defendido pelo ministro, que entende que não se pode "brincar com a saúde da população brasileira" e, que, portanto, não haverá diferença na parceria quanto ao imunizante, desde que ele seja autorizado pela Anvisa

O lançamento conta com o tema: "Vacinação, Brasil imunizado, somos uma só nação" e trouxe ainda o personagem famoso das campanhas do passado, o Zé Gotinha, e prevê a vacinação primeiro de grupos considerados prioritários, por serem mais vulneráveis à doença. De acordo com o governo, a primeira etapa contará com 108,3 milhões de doses para imunizar 51 milhões de pessoas [cada pessoa toma duas doses]. 

O governo informou ainda que a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses, sendo quatro meses para vacinar todos os grupo prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar os demais grupos da população.

Apesar da definição das etapas, a vacinação ainda não tem uma data para começar, porque segundo o governo, é necessário aguardar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o registro de vacinas. Mas, até o momento, ainda não chegou à agência de regularização nenhum pedido de registro de vacina. 

Confira aqui o plano de vacina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário