Governo lança programa Saneamento Rural Brasil
Meta é beneficiar 39 milhões de pessoas em 20 anos

Foto: Agência Brasil
O governo federal lançou nesta terça-feira (3) o programa Saneamento Rural Brasil, que tem como objetivo estabelecer diretrizes e metas para a implantação de esgotamento sanitário e abastecimento de água em áreas rurais de todo o país.
O programa é coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, e pretende, pelos próximos 20 anos, realizar obras de infraestrutura em saneamento básico que podem beneficiar mais de 39 milhões de pessoas.
São áreas prioritárias para investimentos os distritos municipais, as agrovilas, as comunidades quilombolas, as reservas indígenas e os assentamentos rurais.
Com base nas metas propostas no programa, o governo estima que serão necessários investimentos de R$ 218,94 bilhões até 2038, para execução de obras como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. O programa também prevê ações educativas e de gestão.
"Amanhã será publicada uma portaria da Funasa que abre um chamamento público para os municípios fazerem o cadastramento de suas propostas. A meta de iniciar essas ações já é para o ano de 2020", afirmou Nogueira.