Governo lançará edital para filmes sobre história do Brasil
Anúncio ocorre cinco meses após suspensão de edital que patrocinava produções LGBT

Foto: Facebook/ reprodução
O secretário de Cultura, Roberto Alvim, anunciou nesta quinta-feira (16), que o governo Federal lançará um edital para financiar filmes que retratem a Independência do Brasil e falem sobre grandes figuras históricas. O comunicado foi feito ao lado do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante live transmitida pelo Facebook. Segundo o secretário, o edital deve ser lançado entre fevereiro e março. O anúncio ocorre cerca de cinco meses após a suspensão de um edital da Ancine criticado pelo presidente por produções inscritas na categoria "diversidade de gênero".
"Tínhamos aqui uma ideia de fazer cultura para uma minoria. Nunca censuramos nada. Me revoltei com muitos filmes. Mandei suspender qualquer concessão. Pode fazer, mas não com dinheiro público", justificou Bolsonaro. "Todo patrocínio tem uma curadoria, nada mais do que isso. Não é censura", completou o secretário de Cultura.
De acordo com Alvim, o edital contemplará várias categorias, além das que valorizam a história brasileira. "Tentando criar um cinema sadio, ligado aos nossos valores e alinhado a essa ideia de conservadorismo em arte, que é uma arte que dignifique a condição humana", explicou.