Governo Lula estuda lançar programa para aumentar controle da comercialização de criptomoedas
Iniciativa deve aumentar a visibilidade da Receita Federal
Foto: Michael Wensch/Domínio Público
O governo estuda lançar ainda neste ano um programa para aumentar o controle sobre a comercialização dos criptoativos que ocorrem no país. Segundo o jornal O Globo, a iniciativa deve aumentar a visibilidade da Receita Federal sobre as transações em moedas digitais como o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH).
A declaração já é obrigatória, mas o Fisco considera que a exigência não tem sido cumprida por algumas empresas do setor. O Brasil é o sexto país que mais investe em criptomoedas em todo o mundo, segundo relatório da empresa Triple-A. Das 560 milhões de pessoas que são donas de ativos digitais, 26 milhões são brasileiras.
O setor de cripto é um dos segmentos na mira do Fisco devido a característica do negócio, que demanda um grande volume de remessas para o interior. O entendimento é de que, em geral, problemas com a Receita nesse trâmite podem ser indícios de lavagem de dinheiro.
Agora, o objetivo é avançar para um programa mais estruturado e enviar um recado às empresas do setor para que acelerem a regularização no país.