Governo Lula publica portaria que suspende por 60 dias implementação do novo ensino médio
Prazo já começa a valer a partir desta quarta-feira (5)
Foto: Agência Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (5), uma portaria que suspende por 60 dias a implementação do cronograma do novo ensino médio. A suspensão foi publicada após a conclusão da consulta pública para avaliar e reestruturar a política nacional.
Conforme o documento, o prazo já começa a valer a partir de hoje. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse na terça-feira (3), em pronunciamento, que houve muita reclamação durante o processo de implementação do cronograma. “O processo da implantação [do novo ensino médio] foi atropelado e há uma reclamação muito forte dos setores. Vamos manter o diálogo", afirmou.
Além disso, o ministro justificou que a suspensão seria necessária para analisar os problemas da reforma. “Avaliamos que houve erro na condução da execução [da reforma]. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas. Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra. Faltou diálogo e eu como governador senti isso à época", reforçou Santana.